FNUAP doa materiais para programas de melhoria da saúde da mulher em Cabo Verde
O Fundo das das Nações Unidas para a População (FNUAP) doou, na última semana, ao Ministério da Saúde de Cabo Verde um conjunto de equipamentos, dispositivos médicos e consumíveis para reforçar os programas de Saúde Reprodutiva (SR) e de luta contra o cancro do colo do útero e a mortalidade infantil no arquipélago, apurou a PANA, sábdo, de fonte segura.
A doação que está orçada em cerca de 100 mil dólares americanos comporta equipamentos como colposcópio, aparelhos de CTG, instrumentos cirúrgicos e fototerapia para recém-nascidos, os quais irão permitir melhorar, em termos de diagnóstico e despiste precoce, o cancro do colo do útero, bem como a prestação do serviço de Neonatologia e da saúde da mulher.
No âmbito desses donativos, os hospitais e Centros de Saúde foram contemplados também com medicamentos que ajudarão a reduzir a mortalidade infantil e os serviços prestados a nível da SR.
Este donativo do FNUAP é considerado pelas autroidades sanitárias como essencial para a campanha de rastreio do colo do útero que o Ministério da Saúde vai promover, no terceiro trimestre deste ano, abrangendo todas as ilhas do arquipélago.
A diretora-geral das Farmácias, Ângela Silvestre, explicou durante a sua intervenção no ato de entrega que a campanha de rastreio do colo do útero vai contar também com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que, para além de equipamentos para este fim, irá também financiar a formação de técnicos nacionais.
Fonte: Panapress