Santo Antão: Projeto Raízes conclui primeiro ano das ações de sensibilização ambiental nas escolas da ilha
O projeto Raízes (Redes locais para o turismo sustentável e inclusivo) em Santo Antão concluiu já o primeiro ano das ações de sensibilização ambiental, que abarcaram escolas em toda a ilha, com temas como água, agricultura e património natural.
Conforme a direção do projecto Raízes, que está a ser implementado em Santo Antão, desde Setembro de 2017, com o co-financiamento da União Europeia, nesta primeira fase, as ações de sensibilização tiveram como propósito consciencializar as crianças e jovens para a adoção de novas atitudes em relação ao ambiente.
O turismo acessível e inclusivo e a importância do turismo para o desenvolvimento de Santo Antão têm sido, também, questões abordadas nessa campanha de sensibilização, que abarcaram, sobretudo, as escolas secundárias desta ilha.
A iniciativa teve ainda como objetivo alertar aos alunos sobre questões ligadas ao turismo na ilha e da necessidade de “refletirem sobre o modelo de sociedade mais sustentável, capaz de exercer uma cidadania plena, apostando na preservação do meio ambiente”.
No quadro do projeto Raízes, estão, também, a decorrer nas diferentes comunidades da ilha workshops com as populações para a recolha de “subsídios” com vista à elaboração, em 2020, de um plano de ação para um turismo sustentável nesta ilha.
Co-financiado pela União Europeia, em 55 mil contos, o projeto Raízes, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (ADPM), visa promover o turismo sustentável como fator gerador de rendimento e melhoria das condições socio-económicas da ilha.
Fonte: Sapo Notícias CV