Malaquias Costa
- Musico
Malaquias Costa nasceu na localidade do Corvo, na Ribeira Grande de Santo Antão, no dia 25 de Dezembro de 1925. Foi para São Vicente aos 15 anos fugido dos pais. A música sempre fez parte da sua vida. Aprendeu a tocar com B. Leza e Luís Rendall, duas referências do panorama cultural de Cabo Verde. Cedo tornou-se um homem das noites cabo-verdianas do Mindelo.
O músico chegou a acompanhar a diva de pés descalços, Cesária Évora, em alguns espetáculos pelo mundo, tendo inclusive participado na gravação do álbum "Miss Perfumado". Também, a solo, levou a sua música para países como Itália, Alemanha, Brasil, Estados Unidos da América e Portugal.
Irreverente e conhecido por sua desenvoltura no palco, Malaquias Costa estava debilitado há algum tempo. Em Junho de 2011, Jorge Sousa, Constantino Cardoso, Zizi Vaz, Manecas Matos, Betina Lopes, Edson Oliveira, Noel Fortes e o grupo Serenata juntaram-se para homenagear e agradecer este artista de mão cheia que conseguia dar vida ao seu violino nos palcos.
Na ocasião, estes artistas destacaram o enorme talento de Malaquias Costa, que nunca chegou a gravar nenhum trabalho a solo. Contudo, as suas composições fazem parte de algumas coletâneas e a sua música e o som do seu violino animou muitas noites do Mindelo e de Cabo Verde.
Sempre ativo e dinâmico, Malaquias Costa foi destaque de uma das alegorias do grupo Monte Sossego, zona onde residia, na terça-feira de Carnaval de 2013 em São Vicente. Alegre, dançou, cantou e acenou durante todo o desfile. É caso para dizer que viveu e morreu feliz.
Malaquias Costa nasceu na localidade do Corvo, na Ribeira Grande de Santo Antão, no ano de 1925. A música sempre fez parte da sua vida. Aprendeu a tocar com B. Leza e Luís Rendall, duas referências do panorama cultural de Cabo Verde. Cedo tornou-se um homem das noites cabo-verdianas do Mindelo. Acompanhou vários artistas em espetáculos pelo mundo, participou em várias gravações. Também fez várias atuações a solo pelo mundo fora. Mas não chegou a gravar nenhum disco.