Orlanda Amarilis

( Nasceu em 1925 - 01 Fevereiro 2014 )
  • Literatura
Orlanda Amarílis

Orlanda Amarílis Lopes Rodrigues Fernandes Ferreira é filha de Armando Napoleão Rodrigues Fernandes e de Alice Lopes da Silva Fernandes. Em 1945, Amarílis casa com o escritor Manuel Ferreira com quem teve dois filhos, Sérgio Manuel Napoleão Ferreira  (nascido em Cabo Verde) e Hernâni Donaldo Napoleão Ferreira (nascido em Goa). Amarílis pertence a uma família de grandes figuras literárias, incluindo Baltazar Lopes da Silva e o seu pai, Armando Napoleão Rodrigues Fernandes, que publicou o primeiro dicionário de língua crioula-portuguesa em Cabo Verde.

Na cidade de Mindelo, Amarílis completa os seus estudos primários e, na mesma cidade, termina os estudos secundários no Liceu Gil Eanes. Amarílis se muda para Goa, e vive na capital Pangim durante seis anos onde termina os estudos do Magistério Primário. Anos depois, a escritora conclui dois cursos em Lisboa: o Curso de Ciências Pedagógicas (Faculdade de Letras), e o curso de “inspetores do ensino básico”.

Por razões profissionais literários e também por razões de intervenções culturais, junto com o marido, Amarílis viaja para vários países. A escritora viaja pelo mundo inteiro e se torna membro do Movimento Português Contra o Apartheid, do Movimento Português para a Paz e da Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Orlanda Amarílis, nasceu em Assomada no ano de 1924 e faleceu em 1 de Fevereiro de 2014. Considerada “uma notável contista” da ficção cabo-verdiana, dois temas marcantes das suas obras incluem perspetivas na área de literatura feminina,  retratos da vida da mulher cabo-verdiana, e também retratos da diáspora dos emigrados cabo-verdianos.

Autoria/Fonte
Wikipédia

Relacionados

Notícias