Juventude da CEDEAO elege Carlos Fonseca Presidente do Ano 2016
O chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, foi eleito pelo Conselho da Juventude da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) Presidente do Ano 2016, segunda-feira passada.
Segundo a fonte, Carlos Fonseca foi eleito pelo esforço desenvolvido para encontrar as melhores vias para o empoderamento dos jovens cabo-verdianos e de toda a comunidade estudantil do arquipélago.
O presidente do Conselho da Juventude da CEDEAO, Ologun William, justifica ainda esta escolha pelas qualidades do Presidente cabo-verdiano enquanto jurisconsulto e professor universitário.
Trata-se de um “homem que graças às suas iniciativas conseguiu assegurar o seu lugar na história do país, tornando-se num construtor da nação, ícone e líder carismático dado o seu contributo para a estabilidade na região africana”.
Esta é a primeira vez que o Conselho da Juventude da CEDEAO atribui a distinção, que foi criada em 2014 e que visa premiar os chefes de Estado africanos que se destcam em prol da juventude.
O Conselho da Juventude da CEDEAO é a maior organização juvenil da África Ocidental, que conta com mais de 200 milhões de jovens, e tem como objetivos promover a unidade, a liderança, o desenvolvimento, a liberdade e o empreendedorismo.
Fonte: Panapress