Fundação Amílcar Cabral cria circuito turístico do grogue e seus derivados em Santo Antão
No âmbito desse projeto, financiado pela União Europeia, a ilha de Santo Antão será, igualmente, beneficiada com ações de sensibilização das autoridades, das populações e de todos os parceiros em matéria de preservação do património
A fundação Amílcar Cabral está criar, em Santo Antão, um circuito turístico do grogue e seus derivados, no âmbito do projeto “Cabo Verde: história, cultura e ambiente para um turismo sustentável”.
Conforme avança a RTC, no âmbito desse projeto, financiado pela União Europeia, a ilha de Santo Antão será, igualmente, beneficiada com ações de sensibilização das autoridades, das populações e de todos os parceiros em matéria de preservação do património.
O que se pretende, segundo a coordenadora do projeto, Tatiana Neves, é dar um contributo para que haja um turismo sensível à preservação do património, do ambiente, da cultura e das tradições dos cabo-verdianos.
No âmbito deste porjecto, o circuito sinalizar todo o processo de produção do grogue, mas também outras componentes que devem enriquecer o produto turistico.
Segundo Tatiana Neves, as ilhas de intervenção do projeto são as de Santo Antão e de Santiago onde será, igualmente, implementadas algumas ações, sobretudo no que toca à preservação do património.
Uma delas tem a ver com a consolidação do roteiro turistico de Santiago já criado pela fundação. O circuito turistico de Santiago referencia os principais marcos históricos e culturais da ilha em todos os concelhos.
Tatiana Neves avança que se trata de consolidar o circuito, para que possa ser explorado pelos operadores privados. O projeto é financiado pela União Europeia, num montante de 33 mil contos cabo-verdianos.
Fonte: A Nação