António Pedro da Cruz
- Desporto
António Pedro da Cruz, conhecido por Topad em Cabo Verde e Tonio em Antibes onde ele vive, é o único skipper profissional originário de um pais africano.
Nascido em Mindelo em 7 de Agosto de 1966, ele cedo se interessou mais pelo mar do que pela escola; em contacto com europeus que vinham aproveitar da ancoragem tranquila na baía de Porto Grande, aprendeu geografia e línguas estrangeiras
Aos 14 anos, decide embarcar num veleiro francês que o leva à Antilhas. Foi a sua primeira travessia do Atlântico e, nessas ilhas francesas, aprende vários pequenos ofícios, nunca muito afastados dos barcos à vela. Mais tarde, segue para França para junto da sua família adoptiva, que lhe permite prosseguir a sua paixão pelos barcos á vela.
Foi marinheiro, imediato e finalmente capitão e skipper. Nos anos 90, a sorte pô-lo na rota de Franc Ténot ( fundador das edições Hachette-Filipacchi), que, entusiasmado, torna-se seu patrocinador e permite-lhe participar nas suas primeiras mini-transat.
Em 24 de Setembro de 2008, Topad alcança a sua primeira vitória no circuito Solitaire Fígaro ao ganhar a segunda etapa Sardenha-Sicília da corrida Cap Istanbul.
Topad volta regularmente a Mindelo onde a sua silhueta atlética não passa despercebida: toda a gente o conhece, todos o cumprimentam, ele tem um sorriso franco para todos e não esquece ninguém, nem os do centro da Mindelo nem os do bairro de Bela Vista.
António Pedro da Cruz, conhecido por Topad em Cabo Verde e Tonio em Antibes onde ele vive, é o único skipper profissional originário de um pais africano.
Em 24 de Setembro de 2008, Topad assina a sua primeira vitória no circuito Solitaire Fígaro ao ganhar a segunda etapa Sardenha-Sicília da corrida Cap Istanbul.